
O Último Lugar
As cidades costumam ser lembradas por seus rios, monumentos, edifícios e pelas grelhas que pavimentam suas ruas. No entanto, há outro elemento, quase sempre discreto, que acompanha praticamente toda formação urbana e revela tanto sobre uma sociedade quanto sua arquitetura: o cemitério.
Não se trata apenas do destino dos mortos; trata-se também de compreender como os vivos organizam a memória, a fé e a própria cidade.
Os cemitérios guardam a memória das epidemias, das imigrações, das disputas
religiosas, das transformações urbanas, das diferenças de classe e do gosto estético de cada época. São arquivos a céu aberto. Lugares onde uma cidade registra o que decidiu preservar e, às vezes, o que tentou esquecer.

Caminhar por uma cidade é caminhar sobre o tempo. Sob o asfalto existem ruas antigas, alicerces de construções demolidas, comunidades desaparecidas. O presente nunca ocupa um terreno vazio: repousa sobre inúmeras versões anteriores da mesma cidade. Os cemitérios tornam essa sobreposição visível. Neles, passado, presente e futuro compartilham o mesmo terreno.
Quando criança, acompanhava minha mãe em suas visitas ao Cemitério São João Batista, em Manaus. Ainda lembro do portão monumental, de ferro fundido encomendado em Glasgow, como quase tudo o que Manaus comprou no auge da borracha, coroado pela inscrição em latim Laborum Meta: a meta, o fim dos trabalhos. Do lado de fora, a cidade seguia quente, barulhenta e acelerada; ali dentro, tudo parecia acontecer em outro ritmo. Minha mãe caminhava comigo em completa paz enquanto, do outro lado, ouviam-se lamúrias, trabalhadores limpavam lápides e flores eram trocadas.

Créditos: Cemitério São João Batista (AM), com seus dizeres “Laborum Meta”, cinzelados no portão.
Aquelas visitas de infância, portanto, pouco tinham a ver com a morte e muito com fé e lembrança.
Minha mãe rezava para uma menina enterrada ali. Teresa Cristina morreu em 1971, aos sete anos, num acidente de avião nas proximidades de Manaus do qual apenas sua mãe saiu viva. Lembro que sua lápide estava quase sempre cercada de velas, e que até minha avó lhe era fiel.
Minhas lembranças não são exatamente daquela menina, mas do ritual sincrético. Minha mãe não rezava para uma santa reconhecida oficialmente pela Igreja. Rezava para alguém que pertencia à cidade, cuja presença espiritual parecia mais próxima do cotidiano do que a de muitos santos dos altares. Alguém que poderia, de fato, entendê-la e entender as mazelas de quem vive no Norte do país.

Créditos: Túmulo de Tereza Cristina no cemitério S. João Batista, em Manaus.
Em praticamente todas as regiões do Brasil há túmulos que continuam recebendo flores, cartas, fotografias, brinquedos, fitas e placas de agradecimento. Muitas dessas pessoas jamais foram canonizadas: algumas eram crianças, outras morreram de forma violenta. Há prostitutas, soldados, médicos, mulheres assassinadas e desconhecidos completos. Nesses casos, a santidade não nasce da Igreja; nasce da cidade. Essa é uma das características mais marcantes dos milagreiros de cemitério: eles costumam nascer de uma devoção profundamente regional.
Por isso dialogam com naturalidade com o catolicismo, o espiritismo, a umbanda e outras formas de religiosidade popular. Pertencem menos às instituições do que às comunidades. Sua autoridade não depende de decreto eclesiástico; depende da memória coletiva do lugar.
Essa ligação entre devoção, território e memória também ajuda a explicar por que tantos personagens marginalizados só encontram reconhecimento depois da morte. Foi o que aconteceu com as chamadas polacas, mulheres judias exploradas pela prostituição entre o fim do século XIX e o início do XX. Rejeitadas pelas instituições religiosas de sua época, criaram associações beneficentes e espaços próprios de sepultamento. Décadas depois, foi justamente esse cemitério que permitiu à historiadora Beatriz Kushnir reconstruir parte de suas trajetórias.
Afinal, a forma como uma sociedade enterra seus mortos revela também a forma como organiza seus vivos. Durante séculos, os enterros aconteciam dentro das igrejas. A questão era religiosa, mas sobretudo social: quanto mais próximo do altar alguém fosse sepultado, mais próximo estaria de Deus e, consequentemente, do céu. Essa proximidade tinha preço, os espaços internos eram reservados às famílias mais influentes.
Com o avanço das ideias higienistas no século XIX, essa lógica começou a mudar. Médicos e autoridades passaram a condenar os sepultamentos dentro das igrejas: corpos em decomposição sob o piso da nave eram vistos como ameaça à saúde pública. Os mortos foram empurrados para fora dos muros da cidade, em terrenos administrados pelo poder público.
A mudança parecia técnica, mas era também política. Ao tirar os mortos da igreja, o Estado assumiu o controle de um território que até então pertencia ao clero. E a hierarquia que antes se media em passos até o altar passou a se medir em metros quadrados, alamedas principais e mármore. Mudou o critério, não a desigualdade.
Nos cemitérios atuais é possível enxergar essa mudança e, junto com ela, a evolução da arquitetura, da escultura, da tipografia, da fotografia e até do design industrial. Um mausoléu neoclássico fala do século XIX; um jazigo art déco revela o entusiasmo da década de 1930. Anjos, colunas partidas, ampulhetas, papoulas, coroas de louros, ciprestes, tochas invertidas e caveiras não são apenas ornamentos: compõem uma linguagem.
Desse modo, cada elemento traduz aquilo que uma família desejava dizer sobre seus mortos.
Presente em cemitérios desde a Antiguidade, o cipreste atravessou diferentes culturas antes de ser incorporado pelo cristianismo. Para gregos e romanos, era a árvore do luto; para a tradição cristã, tornou-se símbolo de esperança. Seu crescimento vertical passou a representar a ascensão da alma e a promessa da vida eterna.
Toda lápide é, de certa forma, uma autobiografia escrita pela família. Algumas preferem anjos monumentais; outras registram uma profissão, uma paixão ou um objeto inseparável de quem partiu. Se antes eram livros, ferramentas ou instrumentos musicais, hoje não é raro encontrar túmulos com motocicletas, caminhões, violões e até laptops esculpidos em mármore.
Carlo Acutis, o primeiro santo millennial, canonizado em 2025, evangelizava pela internet. Usava tênis Nike, jogava videogame e programava sites. Durante séculos, as relíquias sagradas foram sandálias, fragmentos de madeira, manuscritos ou vestes. Hoje, computadores, consoles e celulares também podem testemunhar uma vida considerada exemplar.
Durante boa parte do século XIX e do início do XX, escultores, marmoristas, entalhadores e artesãos produziam obras únicas. Havia oficinas reconhecidas, artistas especializados e famílias que encomendavam mausoléus como quem encomendava residências.
Hoje, parte desse trabalho foi substituída por catálogos, gravações a laser, porcelanas fotográficas, impressão computadorizada e peças seriadas. A arte cemiterial também foi industrializada: tornou-se mais rápida, mais barata e mais padronizada.
Ainda assim, a monumentalidade permanece como marcador de classe. Um jazigo perpétuo em grandes cidades brasileiras pode custar o equivalente a um carro popular. A luta de classes não termina com a morte; apenas muda de linguagem.
Essa leitura histórica e simbólica ganhou outro sentido anos depois, quando, já morando em São Paulo, descobri outra maneira de visitar cemitérios: não mais levado por minha mãe, mas pela curiosidade.
O Cemitério da Consolação tornou-se uma das formas mais interessantes de compreender a cidade. Ali existem roteiros guiados sobre arquitetura, escultura e história, e caminhar por suas alamedas é atravessar diferentes momentos da formação paulistana. Repousam ali Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Luís Gama, Ramos de Azevedo, a família Matarazzo e Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos.
A Marquesa também se transformou em milagreira popular. Seu túmulo continua recebendo flores, cartas e pedidos, sobretudo ligados à vida amorosa. A personagem histórica deu lugar à personagem mítica, e a biografia seguiu sendo escrita pelos vivos.
Essa talvez seja a função mais bonita dos cemitérios: permitir que personagens esquecidos sobrevivam à história oficial. Uma prostituta volta a ter nome, uma criança anônima torna-se santa popular e uma antiga amante do imperador continua ouvindo confidências quase dois séculos depois.
O pesquisador Lorival Andrade Júnior observa que o milagreiro conhece a angústia de quem o procura porque compartilha o mesmo território: o cheiro da terra, o clima, as ruas, a história e os problemas da comunidade. Diferentemente dos santos universais, ele pertence ao lugar.
Talvez um milagreiro funcione como memória espiritual da cidade. Assim como uma praça, um teatro ou um mercado preservam parte de sua história material, ele guarda tragédias, acidentes, injustiças, gestos de solidariedade e esperanças que dificilmente apareceriam nos arquivos oficiais.
Por isso, essa religiosidade merece ser preservada não apenas como tradição religiosa, mas também como patrimônio imaterial. Esculturas, mausoléus e lápides podem ser tombados. Mais difícil é preservar aquilo que lhes dá sentido: histórias, promessas, milagres narrados de geração em geração e a relação íntima que as comunidades estabelecem com seus mortos.
Não por acaso, os cemitérios continuam aparecendo na literatura, no cinema e na música. Em Pet Sematary, canção que os Ramones escreveram para a adaptação do romance de Stephen King, o cemitério representa a recusa humana em aceitar a ausência.
Talvez voltemos porque certos vínculos continuam precisando de um endereço.
No fim, talvez os cemitérios sejam os lugares onde uma cidade melhor se explica. Eles revelam sua arquitetura, suas desigualdades, suas crenças, seus artistas, seus símbolos, seus medos e seus afetos. São museus, arquivos, galerias de escultura, jardins e lugares de devoção ao mesmo tempo. Enquanto caminhamos por suas alamedas, caminhamos também sobre o tempo.
Penso nisso sempre que vejo minha mãe visitar a lápide do meu avô. Ele viveu 106 anos. Até hoje ela limpa a pedra, leva flores e, às vezes, uma garrafa de Coca-Cola. Nunca perguntei por quê. Há gestos que perdem parte da beleza quando precisam ser explicados. Não acredito que meu avô precise daquele refrigerante; talvez minha mãe precise daquele gesto.
Uma cidade não é feita apenas pelos edifícios que ergue ou pelos rios que a atravessam. Ela é feita também pelas histórias que escolhe preservar, pelos mortos que se recusa a esquecer e pelas narrativas que continuam sendo contadas muito depois do fim de uma vida.